OBR Equipamentos Industriais

Pular para conteúdo principal »

Site de busca

Você está agora em:

Comparação entre Sistemas de Amortecimento:

  1. Amortecedor tipo Cilindro Hidráulico (Elevada força de parada no início do curso): Com apenas um orifício interno regulador, a carga em movimento é abruptamente desacelerada no início do curso, resultando em uma força de frenagem muito alta (gerando elevadas cargas de impacto) e na sequência, sua desaceleração é muito rápida.
  2. Molas e Batentes de Borracha (Elevadas forças de parada no final do curso): Na compressão total, esses elementos também armazenam energia no lugar de dissipá-la, fazendo com que a carga retorne à posição inicial.
  3. Amortecedores tipo Cilindro Pneumático (Alta força de parada no final do curso): Devido à compressibilidade do ar, esses elementos apresentam uma característica de força que cresce significativamente até o final do curso. A maior parte da energia é absorvida próximo do final do curso, ocorrendo grandes perdas de produção.
  4. Amortecedores Industriais ACE (Força de parada uniforme ao longo do curso): A carga em movimento é desacelerada de forma gradual e suave por uma força resistente e constante ao longo de todo o curso do amortecedor. A carga é desacelerada com a menor força possível de parada em um curto espaço de tempo, eliminando os picos de forças danosas causados por impactos às máquinas e equipamentos. Como se pode notar no gráfico abaixo, não há pico de reação de forças na desaceleração. Além disso, eles reduzem consideravelmente a poluição sonora


Capacidade de Energia:

Suposição: Se considerarmos mesma força de reação.

Resultado: O amortecedor pode absorver consideravelmente mais energia (representada pela área sob a curva do amortecedor ACE).

Vantagem: Ao instalar um amortecedor ACE, teremos um produto com grande absorção de energia, resultando em uma excelente desaceleração linear.


Força de Reação:

Suposição: Mesma absorção de energia (área sob a curva).

Resultado: A força de reação transmitida pelo amortecedor é muito menor.

Vantagem: Ao instalar um amortecedor ACE, o desgaste e a manutenção de máquinas podem ser drasticamente reduzidos.


Tempo de Parada:

Suposição: Mesma absorção de energia.

Resultado: O amortecedor desacelera instantaneamente a carga em movimento em um período muito menor de tempo.

Vantagem: Ao instalar um amortecedor ACE, os tempos de ciclo são reduzidos, proporcionando velocidades de produção muito maiores.


Voltar