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Definição de Carga Dinâmica

As esferas e réguas sofrem cargas repetitivas, intermitentes e certamente com o decorrer do tempo haverá escamação por fadiga nas réguas. Ensaios dinâmicos com grupo de guias idênticas e nas mesmas condições de trabalhos foram realizados percorrendo 50 km, resultando em valores de carga dinâmica. Estes valores serão aplicados em cálculos para dimensionamento das guias. O valor (C) está especificado nas tabelas de dimensões de cada carro.


Momento estático permissível (Mo)

Quando um momento é aplicado em uma guia linear, surgem forças que não são distribuídas uniformemente na guia. No sistema de guia linear, o momento estático permissível é definido em três direções: Mp, My e Mr (vide figura abaixo).


Cálculo da vida útil (L)

A vida útil de uma guia linear pode ser afetada por várias condições de trabalho. Fatores como dureza da régua, temperatura e condições de carga (com ou sem impactos e vibrações) irão influenciar na durabilidade. Também serão considerados nos cálculos itens como carga e capacidade dinâmica. Conforme fórmula a seguir:


Cálculo da vida útil em horas (Lh)

É recomendado também expressar a vida útil em horas. A fórmula a seguir poderá ser utilizada quando curso e ciclos são constantes:


Fator dureza (fh)

Para garantir um melhor desempenho das guias, as esferas e réguas devem possuir uma dureza de 58 a 62 HRc. Quando não forem atingidos estes valores, um fator dureza deve ser multiplicado pela Carga Dinâmica e Carga Estática a ser consideradas nos cálculos.


Fator temperatura (ft)

Quando a temperatura de trabalho for maior que 70ºC, a vida útil será reduzida ou até ficará comprometida, pois o carro contém peças de plástico e borracha. Para efetuar os cálculos, deve-se multiplicar a Capacidade de Carga Dinâmica e Estática pelo fator temperatura. Para aplicações com temperatura maior que 70ºC, favor consultar a OBR.


Fator de contato (fc)

Quando dois ou mais carros são usados na mesma régua, é difícil se obter uma distribuição de carga uniforme. Isto se deve a momentos, erros na superfície ou outros fatores. Para efeito de cálculo, Carga Dinâmica (C) e Carga Estática (Co) deverão ser multiplicadas pelo fator de contato.

Número de Blocos em Contato Fator de contato (fc)
1 1,00
2 0,81
3 0,72
4 0,66
5 0,61

Fator de carga (fw)

Apesar da carga de trabalho ser obtida através de cálculo, na maioria das vezes ocorre uma carga real maior que o valor calculado. Vibração e impacto conjugados com velocidade são difíceis de ser estimados. Devido a isso, temos de considerar um fator de carga no cálculo da vida útil.

Condições de movimentação Velocidade de operação fw
Sem impacto e vibração

Vel. até 15 m/min

1,0 ~ 1,2
Impacto e vibração leve Vel. de 15 a 60 m/min 1,2 ~ 1,5
Impacto e vibração moderado Vel. de 60 a 120m/min 1,5 ~ 2,0
Impacto e vibração forte Vel. maior que 120 m/min 2,0 ~ 3,5

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