OBR Equipamentos Industriais

Pular para conteúdo principal »

Site de busca

Você está agora em:

Controladores de Velocidade - Exemplos de Aplicações

Furos em placa de madeira

Para obter furos bem acabados, é necessário controlar o avanço constante da furadeira. Até mesmo as menores variações de velocidade causam trincas e furos irregulares em madeira. No exemplo abaixo, a aplicação era realizada com sistemas eletromecânicos (CLP) para controlar a velocidade de trabalho. Este processo gera altos custos de implantação e manutenção. Com a aplicação dos controladores de velocidade, tornou-se possível a utilização de um simples cilindro pneumático standard como acionador e válvula pneumática 5/2 vias.


Furos em placa de metal

Uma alta velocidade de avanço no início da perfuração pode danificar ou quebrar brocas, resultar em arestas dentadas e furos irregulares com frequentes substituições de ferramentas. Através da instalação de um controlador de velocidade, é possível controlar com precisão o avanço da furadeira, como consequência os furos terão acabamento perfeito e as brocas não sofreram quebras.


Corte e chanfro em tubos plásticos

O corte regulável e altas velocidades são requisitos essenciais em casos particulares do material a ser processado. Um controlador de velocidade com sua graduação de regulagem permite com uma grande exatidão a repetibilidade no controle de avanços nos mais variados sistemas e em qualquer tipo de material a ser usinado.


Corte de alumínio com inserto em plástico

Num único corte, a variação dos tipos de materiais em relação a sua dureza pode provocar menor ou maior resistência no momento em que a serra está avançando. Todavia a velocidade de avanço do corte deve permanecer constante, para evitar danos aos materiais ou quebra da serra. Um controlador de velocidade instalado diretamente na base da serra propiciou uma solução simples e econômica.


Voltar